Como posso te ajudar?

Psicoterapia

A psicoterapia é um tratamento de colaboração baseado na relação entre uma pessoa e o terapeuta. Como sua base fundamental é o diálogo, proporciona um ambiente de apoyo que permite a pessoa falar abertamente com o terapeuta. Eu e você trabalharemos juntas para identificar e mudar crenças, padrões de pensamentos e comportamentos que te impedem de sentir-se bem.

Na psicoterapia aplicaremos procedimentos cientificamente válidos para a criação de hábitos mais saudáveis e efetivos. Usaremos a abordagem da terapia cognitivo comportamental para te ajudar a resolver os problemas que você esteja lidando e com isso você terá uma vida mais feliz, saudável e produtiva.

A ideia é que, ao concluir o tratamento, a cliente não só haverá resolvido o problema inicial, mas além disso, terá aprendido novas habilidades para enfrentar com mais assertividade qualquer desafio que possa surgir futuramente.

Quando buscar psicoterapia?

Existem vários conceitos equivocados sobre a psicoterapia e pode ser que você se sinta nervosa ou menos capaz por ter que recorrer a psicoterapia, mas quero que você saiba que vale a pena vencer esse nervosismo ou preconceito se sua qualidade de vida não é a que você deseja.

Algumas pessoas buscam a psicoterapia porque se sentem deprimidas, ansiosas, irritadas por longo tempo, enfrentando o luto ou têm qualquer outro transtorno. Outras porque precisam de ajuda com alguma doença crônica que está interferindo na sua qualidade de vida. E outras porque precisam lidar com algum problema específico que está afetando o seu bem-estar. Por exemplo: Diagnóstico de infertilidade, falhas em tratamentos para engravidar, perda gestacional, problemas no relacionamento, nascimento de um filho, puerpério etc.

A terapia pode te ajudar se:

– Diagnóstico de algum transtorno mental

– Sentimento de desamparo ou tristeza

– Parece que seus problemas não se solucionam apesar dos seus esforços e da ajuda dos seus amigos e familiares

– Dificuldade para se concentrar nas atividades do dia a dia ou trabalho

– Preocupação excessiva, sempre esperando o pior e nervosismo constante

– Comportamentos inadequados como: beber exageradamente, consumir drogas, agressividade ou qualquer outro que impacte a sua vida e a de outras pessoas.

Qual abordagem usaremos?

A Terapia Cognitivo-Comportamental, uma abordagem colaborativa psicoeducacional que busca desenvolver estratégias de aprendizagem para ensinar habilidades. Algumas das técnicas que utilizaremos ao longo do tratamento visam:

– Monitorar os pensamentos automáticos

– Reconhecer a relação entre pensamentos, emoções e comportamentos

– Validar os pensamentos automáticos

– Reestruturar pensamentos distorcidos a fim de torná-los mais realistas

– Identificar e alterar crenças ou esquemas que te levem a se envolver em padrões distorcidos de avaliações e comportamentos

– Aprender a pensar sobre os seus pensamentos

O tratamento está basicamente focado na reformulação cognitiva, ou seja, as crenças mal adaptativas, as estratégias comportamentais e a manutenção dos fatores que caracterizam um transtorno específico. O tratamento também deve se basear na compreensão de cada cliente e de suas crenças negativas que não se manifestam claramente e padrões de comportamentos disfuncionais.

Agende sua sessão